Tentantes

tentates-fertilização-infertilidade-homem-mulher
O desejo de engravidar faz com que casais insistam nas tentativas para que o tão sonhada bebê chegue. Entretanto, com o passar dos dias e a gestação natural não efetivada, outros métodos passam a ser considerados. Esses casais/mulheres são considerados Tentantes e geralmente são aqueles que já realizaram algum tipo de tratamento de fertilidade ou que estão tentando engravidar de forma natural. Um mito é que as mulheres conseguem engravidar rapidamente. Mesmo no ápice da fertilidade, as taxas vão caindo com o passar dos anos e se agrava quando após um ano de tentativas a gravidez não vem, classificando o casal como infértil. Em momentos como esses a busca de especialistas passa a ser considerada.  Na opinião de especialistas, o casal deve procurar ajuda profissional após um ano de tentativas sem sucesso. Quando falamos de mulheres acima dos 35 anos, esse tempo diminuiu, com a possibilidade de procurar um especialista a partir de 6 meses de tentativas frustradas.

Ciclo Menstrual

Entender o ciclo menstrual da mulher ajuda nas tentativas para o processo de gestação. Geralmente, o ciclo menstrual é divido em duas fases: a folicular e a lútea. A folicular possui duração variável, com início no primeiro dia da menstruação e término na ovulação. A lútea possui duração fixa de 14 dias e vai da ovulação até o dia anterior a menstruação. Desta forma, a ovulação sempre ocorre 14 dias antes da menstruação. Em ciclos regulares é possível saber com exatidão quando a menstruação ocorre. Já o período fértil, é aquele com 5 dias antes da ovulação e é possível identificá-lo de acordo com algumas características que são:
  • Mudança no muco cervical, que fica mais elástico, transparente e escorregadio;
  • Aumento da temperatura corporal em repouso após a ovulação;
  • Teste de ovulação que detecta o hormônio LH na urina.
Estudos indicam que a maior chance de sucesso para a concepção acontece quando a relação sexual ocorre entre 1 ou 2 dias antes da ovulação, com taxas de gravidez que variam entre 25 a 50% e também dependendo da idade da mulher. Nossa calculadora de período fértil está disponível de forma gratuita para que você possa consultar os dias de ovulação.

Tratamentos de Fertilidade

Os tratamentos de fertilidade dão suporte para as Tentantes que já sabem os problemas de infertilidade através de diagnósticos e que escolheram tratamentos para ter sucesso na gestão. Diante disso, clínicas  de reprodução humana – assim como a Humanize Health – apoiam mulheres e casais sobre quais os tratamentos indicados para cada caso analisado. 

Para os tentantes da inseminação artificial, após três tentativas sem sucesso, esse método passa a ser considerado ineficaz. Em casos como esse, é sempre importante conversar com um especialista sobre a possibilidade de um novo tratamento. 

Entretanto, para que a taxa de inseminação artificial aumente, o estilo de vida e saúde são fatores fundamentais. Assim, a qualidade da alimentação, vícios, medicações, doenças e outras características, são fundamentais para elevar a taxa de sucesso, que varia entre 10% e 20%.

Quando falamos na Fertilização in Vitro, as taxas de sucesso já mudam e aumentam. Essas podem variar entre 60% e 70% e um dos fatores que ajudam a aumentar é a idade da mulher que com até 30 anos elevam o triunfo. 

Abaixo você fica por dentro de outros tratamentos para tentantes há mais de um ano. Esses são: 

Os hábitos saudáveis são essenciais para que a mulher aumente as chances de engravidar, além dos níveis de vitamina B6, D e ácido fólico estarem adequados. O apoio da família também é fundamental, pois, nessa fase difícil e sensível, toda a atenção, cuidado e carino fazem a diferença. 

Seguir as orientações médicas também melhoraram as taxas de sucesso. Escute sempre os especialistas.

Realize o sonho de ter seu bebê em casa

infertilidade mulheres fertilização

A Humanize Health é uma clínica de Reprodução Humana Assistida criada pela médica Dra. Aline Borges, que atende de maneira integrativa, todas as necessidades que a mulher ou o homem tenham em relação a fertilidade. A nossa unidade de Moema, localizada na Alameda Maracatins, 992, 9º andar, São Paulo,  oferece todos os tratamentos em Reprodução Assistida, tais como coito programado e inseminação artificial, assim como tratamento de alta complexidade, como Fertilização in Vitro (FIV), ICSI, diagnóstico genético pré-implantacional, ovodoação, ovorecepção e preservação da fertilidade, como congelamento de óvulos e sêmen.

Tratamentos

Pronto para conhecer os tratamentos e serviços
inovadores oferecidos pela Humanize Health?

Calculadora do Período Fértil

Adicione os seus dados na calculadora de período fértil e descubra qual é o dia previsto de sua ovulação para programar sua gravidez ou se prevenir de uma gestação fora dos planos.

Conheça a Dra. Gessiane Pereira

Formação

Nutricionista formada pela Universidade paulista – Sp
Pós graduação em nutrição esportiva, estética e saúde da mulher

Área de atuação


Atuo nas áreas esportiva e saúde da mulher.

Propósito

Mais do que apenas cuidar da alimentação, o profissional da nutrição precisa atuar na área do bem-estar e saúde, de forma leve, paciente e acolhedora, com comida de verdade e muito amor. É nisso que acredito e é assim que trabalho com meus pacientes!

Conheça a Dra. Gessiane Pereira

Formação

Nutricionista formada pela Universidade paulista – Sp
Pós graduação em nutrição esportiva, estética e saúde da mulher

Área de atuação


Atuo nas áreas esportiva e saúde da mulher.

Propósito

Mais do que apenas cuidar da alimentação, o profissional da nutrição precisa atuar na área do bem-estar e saúde, de forma leve, paciente e acolhedora, com comida de verdade e muito amor. É nisso que acredito e é assim que trabalho com meus pacientes!

Conheça o Dr. Thiago Nóbrega

Formação

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB).

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Especialista em Endocrinologia Ginecológica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Principais áreas de atuação:

– Doenças endócrino-ginecológicas: Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), irregularidade ou ausência da menstruação
– Contracepção (DIUs e Implante)
– Climatério e Menopausa
– Reposição Hormonal
– Reprodução Humana

Propósito

Contribuir para disseminação de informações e soluções para preservação da fertilidade, desmistificando tabus e preconceitos, permitindo melhor programação do futuro reprodutivo.

Ajudar pessoas com dificuldade de engravidar na caminhada desafiadora da infertilidade, de forma humana e empática, baseado nos pilares das melhores evidências científicas atuais.

Viabilizar para diversos grupos e modelos familiares, através da doação de gametas ou cessão uterina, o exercício da parentalidade e do amor genuíno.

Cuidar da saúde da mulher na transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva, momento repleto de desafios físicos e emocionais, atento à medicina baseada em evidências, que tem consolidado a Terapia Hormonal como ferramenta importante na manutenção do bem estar e da saúde óssea e cardiovascular da mulher no pós-menopausa.