Agende sua consulta.
 
 
 

Reprodução Humana

  • Home
  • Reprodução Humana
reprodução humana

A reprodução humana é um processo complexo. Este processo pode acontecer de maneira natural, por meio da relação sexual. Mas para alguns casais pode ser necessário tratamentos específicos, que para acontecer dependem de uma série de fatores femininos e masculinos. 

A atuação da área da reprodução humana é auxiliar esses casais que, por algum motivo, podem ter dificuldades para engravidar. Algumas razões que podem levar a essa dificuldade, podem estar relacionadas a alterações presentes na mulher ou no homem e até mesmo em ambos.

Na presença de dificuldades para engravidar naturalmente, o casal deve procurar um médico especialista em reprodução humana para avaliar o caso de maneira individualizada. Com uma avaliação completa do casal, através de exames e na presença de algum diagnóstico do caso, o profissional poderá indicar a técnica mais adequada para que o casal consiga engravidar — o que pode variar desde que um tratamento de alguma doença específica até indicar a necessidade de um tratamento de reprodução assistida.

O que é e quais as causas de infertilidade?

Podemos considerar um casal infértil quando não houver gestação após pelo menos 1 ano de relações sexuais frequentes e sem uso de contraceptivos. Quando a mulher tem idade acima de 35 anos, sugere-se procurar por ajuda especializada após 6 meses de tentativa. Sabe-se que atualmente cerca de 15% dos casais irão enfrentar alguma dificuldade para engravidar, sendo esta estatística com uma forte tendência de crescimento na sociedade.

A realização de exames de imagem e de análises clínicas podem identificar o que está dificultando o casal de engravidar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% dos casos de infertilidade têm como causa principal um problema originado no organismo feminino.

Existem algumas causa e estas são bastante variáveis, mas os principais fatores de infertilidade da mulher são:

Idade acima dos 35 anos;

– Distúrbios de ovulação;

– Menopausa precoce;

– Obstrução nas trompas;

– Fatores genéticos;

– Malformações uterinas.

A infertilidade masculina, por sua vez, é responsável por outros 30% dos casos de infertilidade conjugal. Pode estar associado com alguma doença, presença de alterações no DNA espermático ou a condições externas que tenham relação com o estilo de vida do paciente.

Os principais fatores de infertilidade masculina são:

 – Varicocele;

– Causas genéticas;

– Infecções ou traumas;

– Hábitos de vida considerados prejudiciais à saúde (tabagismo, sedentarismo e obesidade);

– Fragmentação do DNA espermático;

– Criptorquidia (quando os testículos não descem completamente);

– Exposição a ambientes tóxicos, como tabagismo e uso de drogas.

Além destes outros fatores pode levar a infertilidade do casal, mas algumas vezes os fatores são considerados de causa mista ou não conhecidos. O tratamento vai depender de cada fator identificado, por isso uma avaliação criteriosa do especialista em reprodução humana é necessária.

 

Conheça os principais tratamentos em Reprodução Humana:

Na presença do diagnóstico de infertilidade conjugal, devemos iniciar o tratamento mais adequado para cada caso. Sabe-se que cada fator de infertilidade pode responder melhor a um tratamento de reprodução humana do que outro. Então, o médico e o casal em conjunto vão decidir o que será melhor para engravidar.

Principais tratamentos em Reprodução Humana:

Fertilização in Vitro (FIV):

A fertilização in vitro (FIV) é um processo realizado em laboratório que consiste no encontro do óvulo (feminino) com o espermatozoide (masculino). O processo se inicia pela captação de óvulos após estimulação ovariana e realizada a fertilização pelos espermatozoides, resultando em embriões que posteriormente serão transferidos para o útero. Ao realizar este processo, podemos aumentar as chances de gestação pela FIV através da técnica mais utilizadas no tratamento que é a injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI). Esta técnica seleciona um espermatozoide saudável através de microscopia e o coloca diretamente dentro do óvulo. Com esta técnica, é possível identificar o espermatozóide com melhor material genético que aumenta as chances de fertilização do óvulo, podendo reverter os problemas comuns como alterações na quantidade ou qualidade dos espermatozoides.

Um fator muito importante é que a idade materna está diretamente relacionada com o sucesso da fertilização. Apesar de outros fatores também serem importantes no procedimento, a presença de um endométrio receptivo e a qualidade do embrião produzido, temos que entender que a idade da paciente é um fator muito determinante para o sucesso do tratamento. Por esse motivo, o procedimento frequentemente está indicado para os casos de idade avançada.

Inseminação artificial:

Este é um procedimento considerado de baixa complexidade. Pode ser indicado nos casos de mulheres com distúrbio de ovulação ou na presença de discretas alterações do sêmen. O procedimento é realizado com a colocação do sêmen preparado em laboratório dentro da cavidade uterina no momento próximo ao período da ovulação. 

Coito programado:

Este é um procedimento é bastante simples. Geralmente, realiza-se o acompanhamento do ciclo reprodutivo da mulher através de exames de laboratório e de imagem. Com estes procedimentos, o especialista pode ajuda a determinar o melhor dia para que o casal tenha relações sexuais, aumentando as chances de gravidez. Além disso, podemos ajudar na estimulação ovariana facilitando a ovulação e gestação.

 

Realize o sonho de ter seu bebê.

Infertilidade-Humanize-Health-Clínica-de-Reprodução Humana-fatores-de-infertilidade

A Humanize Health é uma clínica de Reprodução Humana Assistida criada pela médica Dra. Aline Borges, que atende de maneira integrativa, todas as necessidades que a mulher ou o homem tenham em relação a fertilidade. A nossa unidade de Moema, localizada na Alameda Maracatins, 992, 9º andar, São Paulo,  oferece todos os tratamentos em Reprodução Assistida, tais como coito programado e inseminação artificial, assim como tratamento de alta complexidade, como Fertilização in Vitro (FIV), ICSI, diagnóstico genético pré-implantacional, ovodoação, ovorecepção e preservação da fertilidade, como congelamento de óvulos e sêmen.

Tratamentos

Calculadora do Período Fértil

Adicione os seus dados na calculadora de período fértil e descubra qual é o dia previsto de sua ovulação para programar sua gravidez ou se prevenir de uma gestação fora dos planos.

Tratamentos

Conheça a Dra. Gessiane Pereira

Formação

Nutricionista formada pela Universidade paulista – Sp
Pós graduação em nutrição esportiva, estética e saúde da mulher

Área de atuação


Atuo nas áreas esportiva e saúde da mulher.

Propósito

Mais do que apenas cuidar da alimentação, o profissional da nutrição precisa atuar na área do bem-estar e saúde, de forma leve, paciente e acolhedora, com comida de verdade e muito amor. É nisso que acredito e é assim que trabalho com meus pacientes!

Conheça a Dra. Gessiane Pereira

Formação

Nutricionista formada pela Universidade paulista – Sp
Pós graduação em nutrição esportiva, estética e saúde da mulher

Área de atuação


Atuo nas áreas esportiva e saúde da mulher.

Propósito

Mais do que apenas cuidar da alimentação, o profissional da nutrição precisa atuar na área do bem-estar e saúde, de forma leve, paciente e acolhedora, com comida de verdade e muito amor. É nisso que acredito e é assim que trabalho com meus pacientes!

Conheça o Dr. Thiago Nóbrega

Formação

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB).

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Especialista em Endocrinologia Ginecológica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Principais áreas de atuação:

– Doenças endócrino-ginecológicas: Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), irregularidade ou ausência da menstruação
– Contracepção (DIUs e Implante)
– Climatério e Menopausa
– Reposição Hormonal
– Reprodução Humana

Propósito

Contribuir para disseminação de informações e soluções para preservação da fertilidade, desmistificando tabus e preconceitos, permitindo melhor programação do futuro reprodutivo.

Ajudar pessoas com dificuldade de engravidar na caminhada desafiadora da infertilidade, de forma humana e empática, baseado nos pilares das melhores evidências científicas atuais.

Viabilizar para diversos grupos e modelos familiares, através da doação de gametas ou cessão uterina, o exercício da parentalidade e do amor genuíno.

Cuidar da saúde da mulher na transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva, momento repleto de desafios físicos e emocionais, atento à medicina baseada em evidências, que tem consolidado a Terapia Hormonal como ferramenta importante na manutenção do bem estar e da saúde óssea e cardiovascular da mulher no pós-menopausa.