Agende sua consulta.
 
 
 

Sintomas da Endometriose

Sintomas da Endometriose

A endometriose é uma condição ginecológica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, muitas vezes causando desconforto significativo e impactos na qualidade de vida. Caracterizada pelo crescimento de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, a doença pode se manifestar de diversas formas. 

Neste texto, abordaremos os principais sintomas da endometriose, como dor pélvica, ciclos menstruais irregulares e dificuldades reprodutivas, destacando a importância de um diagnóstico precoce e tratamento adequado para melhorar o bem-estar das pacientes.

Cólica menstrual:

A cólica menstrual  é o sintoma da endometriose mais comum. Na história clínica o relato mais comum é a mulher que nunca apresentou cólica e em determinado momento da vida a cólica apareceu, ou ainda a mulher que sempre teve cólica, mas em algum momento a dor aumentou de intensidade.

Deve-se destacar quando a mulher apresentar cólica, especialmente se a dor for de forte intensidade, a importância da investigação. É preciso acabar com a crença de que cólica é normal.

Dor durante a relação sexual:

A endometriose pode determinar dor durante as relações sexuais, especialmente quando relacionada com a profundidade.

Dor durante a relação sexual para a penetração, localizada na parte de fora, está mais relacionada com outra condição clínica, chamada de vaginismo.

Endometriose e alterações intestinais:

A endometriose pode acometer o intestino e nestas situações pode ocorrer a dor para evacuar durante o período menstrual.

Algumas mulheres relatam também episódios de diarreia ou constipação durante a menstruação.

É importante destacar que é comum soltar um pouco o intestino durante as menstruações.

A suspeita clínica acontece especialmente quando os sintomas intestinais nunca existiram e em algum momento da vida apareceram.

Endometriose e alterações urinárias:

O sintoma mais característico da endometriose na bexiga é a dor para urinar durante a menstruação. Frequentemente as mulheres acham que estão com infecção urinária ou se questionam se endometriose causa infecção urinária, pois os sintomas são os mesmos (dor e aumento da frequência urinária) e, muitas delas, até recebem tratamento para isso equivocadamente.

Apresentar um ou dois episódios de infecção urinária durante a menstruação é possível, mas se todo mês estes sintomas surgem na menstruação, deve-se considerar a endometriose na bexiga como o principal diagnóstico.

Endometriose na parede abdominal:

Mulheres que tiveram cesárea ou outras cirurgias uterinas podem apresentar endometriose na parede abdominal.

O principal sintoma é a percepção de um nódulo (caroço) na parede abdominal, próximo da cicatriz na pele. Este nódulo dá a sensação de crescer e doer durante as menstruações.

É uma dor bem localizada, que pode ser apontada com o dedo pela paciente.

Outro local na parede abdominal é a região umbilical. Dor no umbigo ou saída de sangue durante a menstruação deve-se pensar em endometriose na cicatriz umbilical.

Endometriose e infertilidade:

E endometriose geralmente determina algum tipo de sintoma doloroso, porém algumas pacientes podem não apresentar dor e serem portadoras de endometriose profunda.

Durante a investigação da infertilidade é fundamental a pesquisa da endometriose, pois cerca de 20-50% das mulheres que estão em clínicas de reprodução assistida apresentam endometriose.

Endometriose e Adenomiose

Existe associação entre endometriose e adenomiose. Embora sejam doenças diferentes, quando se identifica uma doença deve-se investigar a outras.

Os melhores exames para a investigação da adenomiose e da endometriose são a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética.

A Humanize Health é uma clínica especializada, que realiza o ultrassom transvaginal com preparo intestinal e o tratamento da endometriose. Agende e conte com nossos especialistas.

Pronto para conhecer os tratamentos e serviços
inovadores oferecidos pela Humanize Health?

Conheça a Dra. Gessiane Pereira

Formação

Nutricionista formada pela Universidade paulista – Sp
Pós graduação em nutrição esportiva, estética e saúde da mulher

Área de atuação


Atuo nas áreas esportiva e saúde da mulher.

Propósito

Mais do que apenas cuidar da alimentação, o profissional da nutrição precisa atuar na área do bem-estar e saúde, de forma leve, paciente e acolhedora, com comida de verdade e muito amor. É nisso que acredito e é assim que trabalho com meus pacientes!

Conheça a Dra. Gessiane Pereira

Formação

Nutricionista formada pela Universidade paulista – Sp
Pós graduação em nutrição esportiva, estética e saúde da mulher

Área de atuação


Atuo nas áreas esportiva e saúde da mulher.

Propósito

Mais do que apenas cuidar da alimentação, o profissional da nutrição precisa atuar na área do bem-estar e saúde, de forma leve, paciente e acolhedora, com comida de verdade e muito amor. É nisso que acredito e é assim que trabalho com meus pacientes!

Conheça o Dr. Thiago Nóbrega

Formação

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB).

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Especialista em Endocrinologia Ginecológica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Principais áreas de atuação:

– Doenças endócrino-ginecológicas: Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), irregularidade ou ausência da menstruação
– Contracepção (DIUs e Implante)
– Climatério e Menopausa
– Reposição Hormonal
– Reprodução Humana

Propósito

Contribuir para disseminação de informações e soluções para preservação da fertilidade, desmistificando tabus e preconceitos, permitindo melhor programação do futuro reprodutivo.

Ajudar pessoas com dificuldade de engravidar na caminhada desafiadora da infertilidade, de forma humana e empática, baseado nos pilares das melhores evidências científicas atuais.

Viabilizar para diversos grupos e modelos familiares, através da doação de gametas ou cessão uterina, o exercício da parentalidade e do amor genuíno.

Cuidar da saúde da mulher na transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva, momento repleto de desafios físicos e emocionais, atento à medicina baseada em evidências, que tem consolidado a Terapia Hormonal como ferramenta importante na manutenção do bem estar e da saúde óssea e cardiovascular da mulher no pós-menopausa.