Agende sua consulta.
 
 
 

Como é feito o Ultrassom Transvaginal com Preparo Intestinal?

  • Home
  • Blog
  • Como é feito o Ultrassom Transvaginal com Preparo Intestinal?
Ultrassom Transvaginal

O ultrassom transvaginal com preparo intestinal é um exame realizado para o diagnóstico e estadiamento da endometriose.

Diversas publicações científicas têm demonstrado que a ultrassonografia com preparo intestinal deve ser o exame inicial na mulher com suspeita de endometriose, com uma capacidade diagnóstica (sensibilidade) entre 95 e 100%.

Na solicitação do exame é importante que esteja escrito o nome correto do exame que pode ser ultrassom para mapeamento pélvico da endometriose, ultrassom transvaginal especializado, ultrassom transvaginal para pesquisa de endometriose ou ultrassom transvaginal com preparo intestinal.

Este cuidado é para você fazer o exame que o seu médico solicitou, pois não é incomum ligações solicitando este tipo de informação.

As principais diferenças entre um exame transvaginal e um exame transvaginal com preparo intestinal são:

  • A capacitação do médico que realiza o exame;
  • Protocolo de exame;
  • Duração do exame.

Ultrassom transvaginal com preparo intestinal demonstrando uma lesão de endometriose intestinal

Capacitação do médico para o exame transvaginal com preparo intestinal

A capacitação de um médico para a realização de um exame transvaginal com preparo intestinal é longa e requer muita dedicação, sendo considerado quase uma especialidade dentro da ultrassonografia.

Este é o principal fator na qualidade de um exame transvaginal para pesquisa de endometriose.

Existem treinamentos de longa duração, específicos para capacitar médicos para a realização deste exame, como por exemplo, os oferecidos pelo CETRUS.

Protocolo de exame

Existem diferentes protocolos para a realização do ultrassom transvaginal com preparo intestinal.

Quanto mais completo é o protocolo, mais lesões de endometriose são diagnosticadas durante um exame, incluindo lesões em lugares pouco comuns.

No protocolo ideal o exame deve ser realizado tanto pela via transvaginal, quanto pela via abdominal. 

A parte do exame realizado pela via transvaginal consegue detectar as lesões de endometriose mais comuns, como as localizadas na região retrocervical, intestino grosso, vagina e bexiga.

A via abdominal detecta lesões de endometriose em locais menos comuns, mas não por isso menos importantes, como as lesões no diafragma, ceco, apêndice, parede abdominal (cicatriz da cesárea), região umbilical e sigmoide alto.

Endometriose umbilical, identificada pela via abdominal em um ultrassom transvaginal com preparo intestinal. 

Duração do exame

Um exame transvaginal com preparo intestinal, realizado com um protocolo completo pela via transvaginal e abdominal, tem uma duração entre 30 e 50 minutos, motivo pelo qual os exames na Humanize Health são agendados com intervalos de 1 hora para cada exame.

Exames realizados muito rapidamente apresentam uma chance maior do protocolo ter sido realizado de maneira incompleta e por isso inadequados para o estadiamento da endometriose.

O estadiamento é a descrição de todos os focos de endometriose, fundamentais para o planejamento do tratamento e depois no controle evolutivo da doença.

Protocolo do exame transvaginal com preparo intestinal da Humanize Health

O protocolo é realizado pela via transvaginal e abdominal e avalia as seguintes estruturas:

  1. Septo retovaginal e retossigmoide;
  2. Região retrocervical em 3 etapas: retrocervical central, retrocervical lateral e fundo de saco de Douglas;
  3. Útero, anexos, pesquisa de mobilidade e avaliação de áreas dolorosas;
  4. Região anexial direita (ceco, apêndice e íleo);
  5. Compartimento anterior (bexiga, ureter, recesso vesico-uterino e ligamentos redondos);
  6. Fórnice vaginal posterior com gel na suspeita de endometriose na vagina;
  7. Rins, região subdiafragmática, ceco, apêndice, íleo, sigmoide e parede abdominal pela via abdominal.

Endometriose no diafragma, identificada pela via abdominal em um exame de ultrassom com preparo intestinal.

Equipamento de alta resolução

A melhora na resolução das imagens nos equipamentos de ultrassonografia é algo marcante ao longo dos anos, sendo que os equipamentos de alta resolução permitem o diagnóstico de pequenos focos de endometriose com muita nitidez e fazem a diferença em muitos casos.

Na Humanize Health utilizamos o equipamento de ultrassom Voluson E10, considerado o melhor equipamento para a realização de exames em ginecologia e obstetrícia.

Endometriose ovariana (endometrioma), identificada em um ultrassom transvaginal com preparo intestinal.

Orientações para a realização do exame transvaginal com preparo intestinal.

  • Pedido médico com a solicitação correta do nome do exame (ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, ultrassom para pesquisa de endometriose, ultrassom para mapeamento pélvico da endometriose, ultrassom transvaginal especializado).
  • Trazer exames anteriores, inclusive os de sangue (CA125), ultrassom transvaginal, ressonância magnética e relatórios de cirurgias prévias, caso tenha;
  • Chegar com 10 minutos de antecedência do horário agendado.

Na véspera do Exame

  • Dieta sem resíduos: evitar gordura, vegetais folhosos, alimentos do tipo integral, grãos de feijão, leite e seus derivados;
  • Sugestão: peito de frango cozido, filet de peixe cozido, ovo poche, caldo de feijão coado, arroz branco, cenoura, chuchu ou batata cozida e amassada, gelatina, torradas, suco de frutas coado em peneira fina e água de coco.
  • Caso o exame esteja agendado no período da tarde, pode tomar café da manhã, evitando os alimentos acima. É preciso jejum de apenas 4 horas.

A medicação de escolha para a realização do preparo intestinal tem como princípio ativo o macrogol 3350.

Esta substância apresenta diferentes nomes comerciais no mercado, como Muvinlax® entre outros e tem a vantagem de não ser absorvido pelo organismo e desta forma, determina poucos efeitos colaterais.

Véspera do exame.

  • Dissolver cinco envelopes de Muvinlax® em 600 ml de água às 8h00 e tomar;
  • Dissolver mais cinco envelopes de Muvinlax® em 600 ml de água às 14h00 e tomar.

No dia do Exame

  • Jejum mínimo de 4 horas;
  • A ingestão de líquidos está liberada durante todo o preparo;
  • Dentro do consultório, antes de realizar o exame, será aplicado pela equipe de enfermagem 1 ampola de Phosfoenema® pela via retal.

Importante: os laxantes ingeridos na véspera do exame não necessariamente irão promover evacuações, mas auxiliam no resultado da aplicação do Phosphoenema®.

O preparo no dia do exame com o Phosphoenema® irá acontecer da mesma forma, independentemente de evacuações na véspera, pois é a parte mais importante do preparo intestinal.

Medicações alternativas caso você não encontre o Muvinlax® para tomar na véspera do exame.

  • Dulcolax® (Bisacodil – 5 mg)
    • Tomar 2 comprimidos às 08:00 e 2 comprimidos às 14:00;
  • Guttalax® (picossulfato de sódio – gotas)
    • Tomar 20 gotas às 08:00 e 20 gotas às 14:00.

Estas duas medicações acima determinam com muita frequência cólicas intestinais, às vezes de forte intensidade, motivo pelo qual o preparo com Muvinlax® é melhor.

Outro exame muito importante para o diagnóstico da endometriose é a ressonância magnética, exame também realizado com preparo intestinal na suspeita de lesões de endometriose.

Endometriose no apêndice diagnosticada em um ultrassom transvaginal com preparo intestinal.

Qual exame é melhor para a pesquisa de endometriose? Ressonância magnética ou ultrassonografia com preparo intestinal

Ambos os exames apresentam elevada acurácia na pesquisa da endometriose. A vantagem do ultrassom transvaginal com preparo intestinal é a identificação de endometriose de pequenas dimensões, avaliação da endometriose intestinal e na identificação de aderências, por ser um método dinâmico.

Em abril de 2019 uma publicação científica demonstrou que a utilização simultânea dos dois exames na avaliação da pesquisa de endometriose pode gerar uma acurácia próxima de 100% para o diagnóstico.

Ultrassom transvaginal com preparo intestinal pelo convênio

A ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal pode ser feita pelo convênio, mas a pessoa deve utilizar o reembolso médico. A Humanize pode te ajudar a realizar o processo.

A Humanize Health é uma clínica especializada, que realiza o ultrassom transvaginal com preparo intestinal. Agende e faça seu exame com especialistas.

Informações sobre o preço do exame e condições de pagamento somente por contato direto.

Referências bibliográficas

Acurácia da ultrassonografia transvaginal versus ressonância magnética no diagnóstico da endometriose retossigmóide: revisão sistemática e metanálise. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30964888

Acurácia do Ultrassom Transvaginal para Diagnóstico de Endometriose Profunda no Retossigmoide: Revisão Sistemática e Meta-Análise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26213903/

Abordagem sistemática da avaliação ultrassonográfica da pelve em mulheres com suspeita de endometriose, incluindo termos, definições e medidas: uma opinião de consenso do grupo International de Analise da Endometriose Profunda (IDEA). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27349699/

Diagnóstico por ultrassom de endometriose e adenomiose: estado da arte. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29506961/

Ultrassonografia para Endometriose Profunda Infiltrativa e Ovariana. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28076877/Ultrassom transvaginal versus ressonância magnética para diagnóstico de endometriose profunda infiltrativa: revisão sistemática e metanálise. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29154402/

Pronto para conhecer os tratamentos e serviços
inovadores oferecidos pela Humanize Health?

Conheça a Dra. Gessiane Pereira

Formação

Nutricionista formada pela Universidade paulista – Sp
Pós graduação em nutrição esportiva, estética e saúde da mulher

Área de atuação


Atuo nas áreas esportiva e saúde da mulher.

Propósito

Mais do que apenas cuidar da alimentação, o profissional da nutrição precisa atuar na área do bem-estar e saúde, de forma leve, paciente e acolhedora, com comida de verdade e muito amor. É nisso que acredito e é assim que trabalho com meus pacientes!

Conheça a Dra. Gessiane Pereira

Formação

Nutricionista formada pela Universidade paulista – Sp
Pós graduação em nutrição esportiva, estética e saúde da mulher

Área de atuação


Atuo nas áreas esportiva e saúde da mulher.

Propósito

Mais do que apenas cuidar da alimentação, o profissional da nutrição precisa atuar na área do bem-estar e saúde, de forma leve, paciente e acolhedora, com comida de verdade e muito amor. É nisso que acredito e é assim que trabalho com meus pacientes!

Conheça o Dr. Thiago Nóbrega

Formação

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB).

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Especialista em Endocrinologia Ginecológica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).

Principais áreas de atuação:

– Doenças endócrino-ginecológicas: Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), irregularidade ou ausência da menstruação
– Contracepção (DIUs e Implante)
– Climatério e Menopausa
– Reposição Hormonal
– Reprodução Humana

Propósito

Contribuir para disseminação de informações e soluções para preservação da fertilidade, desmistificando tabus e preconceitos, permitindo melhor programação do futuro reprodutivo.

Ajudar pessoas com dificuldade de engravidar na caminhada desafiadora da infertilidade, de forma humana e empática, baseado nos pilares das melhores evidências científicas atuais.

Viabilizar para diversos grupos e modelos familiares, através da doação de gametas ou cessão uterina, o exercício da parentalidade e do amor genuíno.

Cuidar da saúde da mulher na transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva, momento repleto de desafios físicos e emocionais, atento à medicina baseada em evidências, que tem consolidado a Terapia Hormonal como ferramenta importante na manutenção do bem estar e da saúde óssea e cardiovascular da mulher no pós-menopausa.